McDonald’s quer adaptar-se a novos gostos

A cadeia de restaurantes McDonald’s anunciou hoje uma reorganização profunda para tentar enfrentar a concorrência crescente e adaptar-se mais rapidamente aos novos gostos dos consumidores.

Num vídeo divulgado hoje, o presidente da multinacional, Steve Easterbrook, explicou que o grupo foi esmagado pela burocracia.

"A realidade é que o nosso desempenho recente foi mau. Os números não mentem", afirmou. 

A McDonald's anunciou em finais de Abril que os seus lucros no primeiro trimestre deste ano alcançaram 811,5 milhões de dólares (756,5 milhões de euros), 33% menos do que o obtido no mesmo período do ano passado. As vendas mundiais recuaram 2,3% nos primeiros três meses do ano.

Easterbrook, que assumiu a liderança da empresa há dois meses, afirmou que a reorganização será feita nas actividades internacionais em função da sua actuação e potencial de crescimento.

Os Estados Unidos continuam como principal segmento, Austrália, Canadá, França, Alemanha e Reino Unido ficam como "mercados internacionais líderes", China, Itália, Polónia, Rússia, Coreia do Sul, Espanha, Suíça e Holanda, como "mercados em forte crescimento" e os outros países ficam agrupados na categoria "resto do mundo"

A McDonald's prometeu também ouvir mais os consumidores, melhorar a qualidade dos seus alimentos e simplificar os menus.

Lusa/SOL