Grécia: FMI está pronto para ajudar Atenas se assim for pedido

O Fundo Monetário Internacional (FMI) afirmou hoje que está a acompanhar “de perto” a situação na Grécia e que está “pronto para ajudar o país, se assim for pedido”, segundo uma declaração da diretora-geral da instituição. 

Grécia: FMI está pronto para ajudar Atenas se assim for pedido

"O FMI tomou nota do referendo que ocorreu ontem [no domingo] na Grécia. Estamos a monitorizar a situação de perto e estamos prontos para ajudar a Grécia se assim for pedido", afirma a diretora-geral do FMI, Christine Lagarde, numa curta declaração enviada à comunicação social.

No domingo, os gregos rejeitaram, em referendo e por ampla maioria (61,34 por cento), as propostas dos credores internacionais, (instituições europeias e Fundo Monetário Internacional), agravando o clima de incerteza na zona euro.

Hoje, o ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, decidiu demitir-se, a pedido do primeiro-ministro grego e para o final do dia está agendado um encontro entre o chefe de Estado francês e a chanceler alemã, Angela Merkel, para discutir a crise atual.

Na sequência dos resultados do referendo, está também agendada para terça-feira uma cimeira extraordinária da zona euro, antecedida de uma reunião do Eurogrupo. Tsipras comprometeu-se já, depois de falar ao telefone com Merkel, em apresentar novas propostas na cimeira de líderes. 

Lusa/SOL