Cartaz do PS remete para a crise no tempo de Sócrates

A campanha do Partido Socialista continua a dar que falar nas redes sociais. Depois do outdoor em que se ‘virava a página’, o novo cartaz do PS dá destaque a uma desempregada e um trabalhador a recibos verdes.

No cartaz, o partido conta a história de uma mulher que está desempregada há cinco anos, sem qualquer subsídio. O objectivo era apontar o dedo ao Governo com os números do desemprego e mostrar a falta de apoio aos que passam por esta situação.

Mas o outdoor teve o efeito inverso: Fazendo as contas, a protagonista ficou desempregada em 2010, ano em que o Governo de Portugal era liderado por José Sócrates. Por isso, a mulher queixa-se não só dos quatro anos de governação PSD/CDS, como do último ano do próprio partido socialista.

Num outro cartaz, surge uma mulher que diz estar a recibos verdes desde 2011. Metade desse ano foi governado por José Sócrates.

As redes sociais foram rápidas a reagir à campanha do PS, divulgando a imagem e aplicando-lhe legendas irónicas.

Uma campanha ‘agitada’

A polémica em torno dos cartazes do PS começou com um outdoor em que o partido afirma que “é tempo de confiança”, no qual surge uma mulher a ‘virar a página’. Foi comparado aos cartazes de organizações religiosas e houve mesmo vozes dentro do partido a criticarem o lema concebido pelo especialista em comunicação política Edson Athayde.

Vários exigiram a retirada dos outdoors, mas estes continuam espalhados por Portugal.

joana.alves@sol.pt