Presidenciais. Maria de Belém vai avançar

A socialista Maria de Belém Roseira comunicou ao secretário-geral do PS, António Costa, a intenção de avançar com uma candidatura à Presidência da República.

Segundo noticia o i esta segunda-feira, os dois mantiveram um encontro recentemente. Perante Costa, Maria de Belém assumiu o compromisso de não anunciar a candidatura antes das eleições legislativas de 4 de Outubro.

A antiga ministra socialista conta neste momento com uma petição de 100 personalidades da sociedade civil a apelar a uma candidatura presidencial, e vê o seu nome ganhar peso entre sectores do PS contrários a um eventual apoio do partido à candidatura de António Sampaio da Nóvoa.

Entre os signatários da petição estão figuras da Cultura como Nuno Júdice, Inês Pedrosa ou Simonetta Luz Afonso. Nota especial ainda para a presença dos nomes dos reitores do ISCTE, Luís Reto, e da Universidade Nova, António Rendas, no que é visto como um ‘golpe’ contra a candidatura de Sampaio da Nóvoa, reitor honorário da Universidade de Lisboa.