Duarte Cordeiro, o favorito de Costa

Duarte Cordeiro tinha sido um dos primeiros nomes pensados para a direcção de campanha do PS, mas os compromissos na Câmara de Lisboa afastaram a ideia. Depois da demissão de Ascenso Simões no rescaldo da polémica dos cartazes, António Costa passa agora o comando a um dos seus homens de maior confiança. 

É um dos ‘jovens turcos’, o grupo de militantes socialistas de uma nova geração que tem ganho cada vez mais influência no partido. Com 36 anos, conta já com uma larga experiência política e de coordenação do aparelho: é vice-presidente da Câmara de Lisboa e presidente da concelhia da capital. Foi líder da Juventude Socialista, director de campanha de Manuel Alegre nas presidenciais de 2011 e de Costa nas autárquicas de 2013. Foi também uma peça importante para a vitória de Costa na batalha das primárias e na luta pelas Federações.

O seu conhecimento do aparelho e das bases socialistas granjeiam-lhe boa aceitação interna. Depois de críticas nos bastidores à forma como a campanha estava a ser conduzida, a chegada de Duarte Cordeiro foi bem recebida e acalmou as hostes, segundo apurou o SOL junto de fontes socialistas.

O novo director de campanha já prometeu uma “campanha sóbria”. E afinou as agulhas daquela que será a estratégia do PS a partir de agora:“Será pelo contacto directo com o maior número de pessoas que reforçaremos o apoio ao PS”, escreveu, na sua página de Facebook. 

Duarte Cordeiro estava de férias quando rebentou o caso dos cartazes e foi apanhado de surpresa. Chega ao Rato já na segunda-feira para segurar o leme.

sonia.cerdeira@sol.pt