Passos e Portas chamam reforços, Marcelo e Rio fazem contas de cabeça

É uma tropa de elite. Marcelo Rebelo de Sousa, Rui Rio, Marques Mendes, Durão Barroso e até Fernando Nogueira, que só interrompe o longo silêncio político para voltar, como há quatro anos, a apoiar Pedro Passos Coelho. A coligação chamou reforços para a reta final da campanha.

Ir ou não ir, eis a questão para os presidenciáveis

Marcelo já há muito andava na estrada a apoiar a coligação, alimentando as especulações sobre estar já a aproveitar para fazer a rodagem para a campanha das presidenciais.

Esta semana, o Expresso noticiou que iria à arruada do Chiado, ao lado de Passos e Portas, um momento simbólico. Agora, o Diário Económico garante que o professor irá a Braga e a São João da Madeira, mas não aparecerá ao pé dos líderes.

Rio só apareceu na semana passada, ao lado de José Pedro Aguiar-Branco, o cabeça de lista pelo Porto. Discreto, o ex-autarca «cumpriu os mínimos olímpicos», como descreve um elemento da campanha da PàF na Invicta.

Rui Rio é conhecido por «não gostar sequer de distribuir os panfletos dele» quando é candidato, mas desta vez andou ao lado de Aguiar-Branco a entregar papéis a eleitores.

O gesto foi lido como uma forma de marcar presença antes das presidenciais e de mostrar que estava solidário com o partido numa eleição difícil. Depois disso, os apoiantes de Rio debateram se seria boa ideia aparecer ao lado de Passos e Portas na fotografia.

Segundo o Expresso, Rui Rio optou por arriscar, beneficiando de mais um pouco de tempo de antena – precioso se decidir avançar contra o popular Marcelo.

Rio vai aparecer esta quarta-feira no jantar de Viseu, mas por não ser ex líder não falará.

Quem não teve de fazer tantas contas de cabeça antes de aparecer foram os ex-líderes Luís Marques Mendes, Fernando Nogueira e Durão Barroso. Luís Filipe Menezes, a braços com polémicas judiciais, e a muito crítica Manuela Ferreira Leite ficaram de fora.

Marques Mendes esteve a fazer campanha sem os líderes em Arouca esta terça-feira e à noite discursou no jantar comício de Coimbra para apelar ao voto.

Fernando Nogueira e Durão Barroso escolheram mandar mensagens em vídeo.

margarida.davim@sol.pt