O inquérito foi realizado a três mil donos de animais na Alemanha, Espanha, França, Itália, Portugal e Reino Unido – país que ocupa o último deste ‘ranking’: apenas 21% dos donos responderam considerar os animais como parte da família.
Falta de locais que aceitam animais é principal obstáculo em férias
A análise mostra ainda que, a nível europeu, passar férias com os animais de estimação é uma tendência em crescimento: um em cada quatro donos de cães e gatos (26%) escolhe o local de férias na condição de poder levar os seus animais de estimação ¬– no caso dos portugueses, 37% dos donos referiu que escolhe o destino de férias com base no facto de poder ou não levar os animais consigo.
Contudo, ainda existem alguns obstáculos para quem decide levar os animais de férias. A reduzida oferta de alojamentos que autorizem a permanência de animais é encarada com o grande impedimento para levar os seus melhores amigos consigo: 61% dos donos portugueses responderam que a falta de locais para levar consigo os seus cães e gatos torna difícil ter “toda a família” reunida nas férias.
Encontrar alojamentos que aceitem cães e gatos foi apontada como principal barreira para quase metade dos donos (48%) europeus. Outra das razões mais referidas diz respeito aos custos proibitivos das viagens com animais: 25% apontaram este obstáculo.