Carlos Costa Neves, o novo ministro dos Assuntos Parlamentares, já tem experiência governativa. Em 2004 pertenceu ao Executivo de Santana Lopes, ocupando a pasta da Agricultura, Pescas e Florestas.
Com 61 anos, tem ainda no currículo a Secretaria de Estado dos Assuntos Europeus no Governo liderado por Durão Barroso.
Licenciado em Direito, fez grande parte da sua carreira política nos Açores, onde sucedeu a Mota Amaral. Esteve primeiro à frente do PSD/ Açores entre 1997 e 1999, tendo regressado em 2005 e voltado a abandonar a liderança dos social-democratas açorianos em 2008, depois de ter perdido as legislativas regionais para o PS.
No Governo Regional do arquipélago, foi secretário dos Assuntos Sociais e da Administração Interna nos anos 80 e 90, respetivamente.
Em 2009 foi pela primeira vez deputado à Assembleia da República, tendo aberto uma exceção à sua ligação às ilhas quando aceitou o convite de Manuela Ferreira Leite para ser cabeça de lista por Castelo Branco – exceção que repetiu nas últimas eleições, tendo sido eleito pelo Porto.
Costa Neves teve ainda assento na Assembleia Legislativa dos Açores e foi por duas vezes deputado no Parlamento Europeu.
Presidiu também ao Conselho de Administração da SATA, entre 1992 e 1994.
Atualizada