Margarida Mano é a nova ministra da Educação

Vem da Universidade de Coimbra, onde assumiu o cargo de vice-reitora até ao verão passado, quando foi convidada por Passos Coelho para cabeça de lista do PSD por Coimbra. Margarida Mano é a nova Ministra da Educação e Ciência. 

Tem 51 anos, é doutorada em Gestão pela Universidade de Southampton, no Reino Unido, e professora da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

Margarida Isabel Mano Tavares Simões Lopes Marques de Almeida, independente, substitui agora Nuno Crato, que também vinha do meio académico. Desde 2011 que era responsável na Universidade de Coimbra pelo Planeamento Estratégico, Financeiro e pela Ação Social.

Em julho, quando decidiu avançar como cabeça de lista do PSD, Margarida Mano justificou a sua opção pelo facto de ser de Coimbra e "poder contribuir para a valorização" da cidade, e ainda devido "ao momento atual" do país. Numa entrevista dada ao Público, a docente universitária reconhecia que não tinha tido "dificuldade em pôr-se ao lado de Passos Coelho e aceitar lutar ao lado dos que lutaram ao longo dos últimos quatro anos". Considerou ainda, na altura, que o "equilíbrio das contas públicas era essencial".

rita.carvalho@sol.pt