Iraque. Estado Islâmico reivindica responsabilidade de ataques

Nove pessoas morreram num centro comercial em Bagdade. 20 foram mortas num café em Muqdadiya.

O grupo terrorista Estado Islâmico assumiu a responsabilidade de dois ataques em dois locais distintos no Iraque que provocaram a morte a pelo menos 29 pessoas. O grupo reivindicou o ataque através das redes sociais, onde avançou ter morto 90 pessoas. “O próximo será ainda mais grave e amargo com a permissão de Alá”, escreveu o grupo terrorista.

Os ataques aconteceram na noite de segunda-feira. Um num centro comercial em Bagdade e outro num café em em Muqdadiya.

O ataque ao centro comercial, realizado por dois atancantes, provocou nove mortes e 13 feridos, segundo dados das autoridades iraquianas. Os atacantes detonaram uma bomba num carro estacionado em frente ao centro comercial e em seguida atiraram granadas a uma multidão de pessoas que se encontrava no local.

Um dos atacantes morreu na explosão e o outro foi morto pela polícia.

O primeiro-ministro, Haider al-Abadi, visitou o centro comercial ainda na noite de segunda-feira, local onde, segundo as autoridades, foram feitos pelo menos 70 reféns.

O segundo ataque aconteceu num café, onde foi detonado um explosivo. No local encontravam-se imensos jovens. Morreram 20 pessoas.

O Iraque tem vivido num clima de tensão com os vários avanços do Estado Islâmico, que até ao momento, já ocupou parte do território iraquiano.