Presidente e ministro da Defesa visitam militares internados

O Presidente da República visitou, esta sexta-feira, os dois militares do curso de Comandos que estão internados no Hospital das Forças Armadas, em Lisboa. Marcelo Rebelo de Sousa fez-se acompanhar do ministro da Defesa, Azeredo Lopes, do General Chefe do Estado-Maior do Exército, entre outros responsáveis. O chefe de Estado adiantou que tem havido “uma…

O Presidente da República visitou, esta sexta-feira, os dois militares do curso de Comandos que estão internados no Hospital das Forças Armadas, em Lisboa.

Marcelo Rebelo de Sousa fez-se acompanhar do ministro da Defesa, Azeredo Lopes, do General Chefe do Estado-Maior do Exército, entre outros responsáveis.

O chefe de Estado adiantou que tem havido “uma evolução positiva” do estado de saúde dos militares, acrescentando que um deles está “próximo de ter alta”.

“Achei-os naturalmente determinados com o objetivo imediato da recuperação plena da sua saúde. Nenhum deles fez qualquer tipo de comentário negativo em relação à instituição e entendi que ambos prezam e respeitam as Forças Armadas Portuguesas”, adiantou o Presidente da República.

Marcelo Rebelo de Sousa disse ainda ter visitado, entre a noite de quinta-feira e a madrugada de hoje, com o ministro da Defesa, o militar do curso de Comandos internado com prognóstico reservado no Hospital Curry Cabral, em Lisboa. Segundo o Presidente, o militar está num estado “estacionário”.

Apesar dos incidentes, o chefe de Estado não considera que o prestigio das Forças Armadas esteja em causa. Marcelo Rebelo de Sousa destaca a “coragem” demonstrada para enfrentar o problema ao abrir um inquérito não só para apurar “o estado físico de todos os elementos do curso”, mas também não “avançar para outros cursos antes de saber exatamente o que se passou nesta circunstancia”. “Só uma instituição muito forte, determinada e prestigiada é que não hesita um instante antes de tomar estas decisões”, acrescenta.