Centeno e o seu colega espanhol Luis de Guindos vão ser ouvidos nas comissões do Desenvolvimento Regional e dos Assuntos Económicos do Parlamento Europeu, em mais uma etapa do chamado “diálogo estruturado” deste processo que pode levar à suspensão de fundos comunitários.
A audição acontecerá uma semana depois de um livro escrito por dois jornalistas a partir do depoimento de François Hollande revelar um alegado acordo secreto entre a Comissão Europeia e o Presidente francês que terá permitido a França ultrapassar os limites do défice estabelecidos pelo Tratado Orçamental sem sofrer qualquer sanção.
Centeno e De Guindos serão ouvidos depois de a maioria dos eurodeputados ter defendido o cancelamento da sanção de suspensão de fundos comunitários a Portugal e Espanha por considerar que seria um castigo injusto e contraproducente.
Depois destas audições, os coordenadores das comissões deverão reunir, em data a confirmar mas em princípio a 15 de novembro, para fazerem uma recomendação à Conferêndia dos Presidentes. Seguir-se-á nova reunião dos líderes parlamentares a 17 de novembro.
A posição que sair dessas reuniões deverá ser tida em conta pela Comissão na decisão de suspender ou não os fundos a Portugal e Espanha.