Eurogrupo. Planos orçamentais e dívida grega em debate

Encontro está marcado para esta segunda-feira e vai contar com a presença de Mário Centeno.

Os ministros das Finanças da zona euro vão discutir, esta segunda-feira, em Bruxelas, na sua última reunião de 2016, os planos orçamentais submetidos pelos Estados-membros à Comissão Europeia, assim como a questão da dívida grega.

Mário Centeno será um dos ministros convidados a explicar aos seus parceiros como tenciona o governo português cumprir as metas estabelecidas para o próximo ano, uma vez que, Portugal foi um dos países cujo plano orçamental Bruxelas considerou acarretar riscos de incumprimento, juntamente com Bélgica, Chipre, Finlândia, Itália, Lituânia, Eslovénia e Espanha.

A situação sobre a segunda avaliação do programa de ajustamento económico da Grécia, na sequência da missão de avaliação que teve lugar em meados de novembro é outros dos temas a ser analisado neste encontro presidido por Jeroen Dijsselbloem.

Em função dos progressos alcançados no contexto da segunda avaliação, o Eurogrupo deverá voltar a analisar a questão das medidas relacionadas com a dívida e o envolvimento do FMI no programa da Grécia, tendo já o Governo francês sublinhado a importância de se alcançar um acordo neste último Eurogrupo de 2016 sobre medidas para aliviar a dívida grega no curto prazo.

"A partir do início do próximo ano será difícil encontrar um acordo", devido à realização de eleições em diversos Estados-membros, designadamente França, Alemanha e Holanda, advertiu o ministro das Finanças francês, Michel Sapin, segundo o qual é então necessário "utilizar ao máximo a janela de oportunidade" que agora se apresenta.

 

.