Síria. Reativada conta da menina de Aleppo

Bana, a menina síria que conta o seu dia a dia em Aleppo, reativou conta mas o seu paradeiro é ainda incerto

A menina que está a dar que falar pelo mundo inteiro tinha desaparecido do Twitter (rede que utiliza com frequência para fazer publicações) no domingo, após um forte bombardeamento por parte das tropas sírias sobre a zona leste de Aleppo.

Bana Alabed, de 7 anos, captou a atenção de todo o mundo com a sua conta no Twitter, na qual era usual relatar o seu dia a dia em Aleppo, zona que é controlada pelos rebeldes.

No domingo passado, a sua conta desapareceu durante uma ofensiva militar das tropas sírias. Até que, esta segunda feira. A mãe da criança, Fatemah, reativou a conta e fez uma publicação na qual dava novidades sobre a situação de ambas.

“Sob ataque. Não temos para onde ir e cada minuto parece a morte. Rezem por nós. Adeus”, foi esta a publicação que a mãe da menina síria deixou na conta da filha.

De acordo com uma fonte da BBC, a mãe e a filha encontram-se “numa localização secreta”.  

Também a autora da saga Harry Potter, JK Rowling, está solidária com a menina que vive na Síria. Depois de uma publicação em que a pequena refere que gostava de ler “para esquecer a guerra”, JK Rowling enviou-lhe os livros todos da coleção. Quando a conta foi desativada a escritora publicou várias mensagens que procuravam pelo paradeiro da menina.