A Google está a ser acusada de favorecer os seus serviços e produtos nas buscas realizadas no seu motor de busca. A notícia é avançada pelo The Wall Street Journal, que analisou cerca de 25 mil buscas aleatórias e concluiu que , em 91% dos casos, os termos relacionados estavam ligados a produtos ou serviços da própria empresa.
O jornal americano garante que, desta forma, a empresa está perante uma situação de conflito de interesses, uma vez que está a competir com os seus próprios clientes.
O The Wall Street Journal deu conta ainda de que a Google andava a comprar milhões dos seus próprios anúncios para sair sempre em vantagem nas pesquisas realizadas no motor de busca.
Confrontada com a situação, a empresa disse ao jornal que os seus anúncios surgem em primeiro lugar devido à sua qualidade e ao preço e não porque faz batota.
“Desenhámos de forma consciente e cuidada os nossos programas de marketing para não afetar o leilão dos nossos anúncios. Todas as nossas ofertas estão excluídas do leilão (…). Temos regras para gerir o uso dos nossos anúncios com níveis mais restritivos do que aqueles que são aplicados aos nossos clientes”, garantiu a Google.