Endesa e Iberdrola recusam explicações sobre Almaraz

A Endesa e a Iberdrola recusaram o pedido feito pelo BE para ir ao Parlamento prestar sobre a central nuclear de Almaraz.

As duas elétricas tinham sido chamadas pelos bloquistas por serem acionistas da central nuclear que fica a cerca de 100 quilómetros da fronteira portuguesa, mas negaram vir prestar esclarecimentos sobre Almaraz.

A audição estava prevista para esta quarta-feira às 11 h na Comissão de Ambiente, mas as empresas comunicaram ao Parlamento que entendem não ter de prestar os esclarecimentos que o BE exigia no seu requerimento.

Fonte da Comissão Parlamentar de Ambiente adianta ao i que tanto a Endesa como a Iberdrola remeteram qualquer explicação "para o Agrupamento de Interesse Económico das Centrais de Almaraz-Trillo, titular da autorização de exploracao de Almaraz".

No entanto, a mesma fonte explica este Agrupamento de Interesse Económico das Centrais de Almaraz-Trillo também recusou a ida à Comissão Parlamentar, "com o argumento de que há um procedimento a decorrer entre Estados membros".

Isto porque Portugal fez queixa a Bruxelas contra Espanha por ter avançado com a construção de um armazém de resíduos tóxicos em Almaraz sem ter feito a análise de impacto ambiental transfronteiriça, obrigatória por a central nuclear estar a 100 quilómetros da fronteira portuguesa.

A situação deverá agora ser analisada na reunião da Comissão de Ambiente esta quarta-feira às 11h.