O histórico do PS não gostou que Jaime Nogueira Pinto fosse impedido de falar na Universidade Nova. “Colóquios proibidos era no tempo da ditadura” "É um ato contra a liberdade de expressão e contra os valores fundamentais da democracia". Foi assim que Manuel Alegre descreveu o cancelamento de uma conferência de Jaime Nogueira Pinto na Universidade Nova.
Para o antigo conselheiro de Estado e ex-candidato à presidência da República, o tema proposto [populismo e democracia] “é aliás bastante atual”. “O populismo nasce da degradação da democracia e são atos como este que o favorecem”, adiantou ainda Alegre, que não gostou que a direção da faculdade de ciências sociais e humanas da Nova não permitisse a realização do evento após protestos oriundos da associação de estudantes.
"Quando era estudante de Coimbra também havia colóquios proibidos, mas isso era no tempo da ditadura. Em democracia não é possível, porque a democracia é feita de debate e de pluralismo", rematou, em declarações à agência LUSA.