Metade dos portugueses entre os 25 e os 64 anos não completaram o secundário

António Costa afirmou hoje, no debate quinzenal, que o maior “défice estrutural que temos é o défice das qualificações”.  

Segundo o primeiro-ministro, “53% das pessoas” entre os 25 e os 64 anos “não completaram o ensino secundário”, um número que está muito acima da média da União Europeia, situada nos 23%.

E 29% da população da mesma faixa etária “não completou o 3º. ciclo do ensino básico”, disse António Costa.  

Estatísticas que o governo quer mudar. “A chave do nosso futuro está na  inovação, e a primeira condição para a inovação é a qualificação dos nossos recursos humanos”,  afirmou o primeiro-ministro.

O governo lançou, esta segunda-feira, o programa Qualifica, “que retoma o investimento na qualificação dos cidadãos ao longo da vida”. Um investimento que considera, “foi um erro interromper”.

Segundo o primeiro-ministro, o Qualifica vai assegurar “a orientação e acompanhamento personalizados”, proporcionado assim “respostas à medida das necessidades de cada pessoa”. O programa pretende, deste modo, valorizar “a aprendizagem ao longo da vida, complementando-a com a formação e a aquisição de novas competências”.