Afinal, os maus exemplos não acontecem só no futebol. Nem o râguebi, um desporto mundialmente reconhecido pelo fair-play e desportivismo, consegue escapar à onda de violência que tem assolado o desporto a nível geral.
Estas imagens chegam de França, no jogo das meias-finais da Taça… de juniores, entre o Saint-Estève e o Toulouse. Após ser expulso pelo árbitro por ter feito um gesto obsceno na direção da plateia, um jogador da equipa da casa – ainda não identificado pela Imprensa gaulesa – agrediu o juiz da partida de forma bárbara, com um soco que deixou o árbitro desde logo inconsciente.
Não contente, e completamente de cabeça perdida, o atleta de 21 anos ainda se envolveu em confrontos com uma série de adversários. Corre, agora, o risco de ser irradiado da modalidade, até porque já tinha antecendentes de violência dentro do campo – chegou a estar suspenso por ter pisado um adversário quando este estava caído no solo. Refira-se ainda que o árbitro Benjamin Casty apresentou igualmente queixa na polícia.
The most disgraceful thing I have ever seen on a rugby field. You won't be needing boots again for life that is mate. Life ban Booom! pic.twitter.com/xNQ0SEplwc
— Allan Donald (@AllanDonald33) 28 de abril de 2017