Depois da chuva, um dia de sol em Fátima para a canonização dos pastorinhos Francisco e Jacinta. Já não se dorme no santuário, durante a noite dividido entre os que dormiram ao relento numa massa de sacos-cama e os que seguiram as celebrações religiosas da madrugada. Pelas 7h, o quarto improvisado começou a ser arrumado e a esta hora o recinto do santuário já começa a encher.
A chegada do Papa ao recinto está prevista para as 9h40, quando Francisco visitará a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. A missa que inclui o rito de canonização começa às 10h.
Além de convidados políticos, estarão presentes os pais de Lucas, o rapaz brasileiro que sobreviveu a uma queda quase fatal sem sequelas depois de a família e uma comunidade religiosa terem pedido a intervenção dos dois irmãos do lugar de Aljustrel, a 20 minutos da Cova da Iria perto dos Valinhos. Está também convidada a família dos pastorinhos, que têm oito sobrinhos vivos.
Hoje, na edição do SOL, leia a história de Aljustrel e de dois destes sobrinhos, que têm o nome dos tios que nunca chegaram a conhecer e que hoje serão santos. Fotografámos Francisco e Jacinta, irmãos de 74 e 77 anos, na mesma parede das imagens dos pastorinhos há cem anos. Conheça também a família de refugiados que está a viver perto de Fátima e que ontem cumprimentou, pela segunda vez, Francisco.