Para mim, comida será sempre pura emoção e, por isso, talvez adore receitas retro que trazem sempre alguma nostalgia e uma sensação imensa de conforto. Na última visita ao mercado, ao ver camarão fresquinho acabado de chegar, veio-me à memória um dos pratos que, sem dúvida, tiveram grandes momentos de glória: o clássico Cocktail de Camarão. Obviamente, nesta receita recriada não poderiam faltar alguns dos meus ingredientes-fetiche, aqui dois dos meus superalimentos de eleição. Beterraba, um tubérculo levemente adocicado com toque a terra, alimento pouco calórico, contém antioxidantes, minerais e vitaminas, tem ação anti-inflamatória, revitalizante, diurética, digestiva, tónica, desintoxicante natural e purificadora do sangue, para além se ser extremamente versátil.
E o abacate, conhecido por ajudar a hidratar a pele e os cabelos e melhorar a circulação sanguínea por conter gorduras saudáveis como o ómega 3, que atua como antioxidante, evita fadiga mental, ajuda na formação de ossos e dentes e fornece energia, melhorando a disposição.
Cocktail de Camarão com Molho Marie Rose cru
Sem lactose, sem ovo
INGREDIENTES
Mistura de alfaces
2 camarões
Salsa fresca
1 limão
Para o Molho Marie Rose cru
3 beterrabas pequenas
½ abacate
1 dente de alho
1 tomate pequeno
1 pitada de sal dos Himalaias
Pimenta moída na hora
1 malagueta pequena
Pitada de paprika
Sumo de 1 limão
MÉTODO
Numa panela grande ponha água a ferver e adicione sumo de ½ limão e o sal. Adicione os camarões e cozinhe aproximadamente três minutos. Escorra, passe por água gelada para parar o processo de cozedura e reserve. Para o molho, coloque a beterraba crua num liquidificador, passe por um coador e reserve o sumo; junte os restantes ingredientes, bata e incorpore o sumo de beterraba, retifique o sal. Sirva em taças, coloque a alface e o camarão, regue a gosto com o molho, use o resto do limão e a salsa para decorar. Pode acompanhar com tostinhas de pão a gosto.
Sirva frio. Se restar molho, use como dip para crudités ou junte a uma pasta.