A ENI revela que descoberta foi feita no setor Kalimba do bloco 15/06, numa perfuração feita a cerca de 150 quilómetros da costa norte de Angola. A perfuração atingiu 1901 metros de profundidade, dos quais 458 metros em água.
A empresa acrescenta que as amostras retiradas apontam para petróleo de "alta qualidade" e com "excelentes propriedades petrofísicas", podendo produzir, naquele poço, mais de 5000 barris por dia.
"Esta descoberta abre novas oportunidades para a exploração de petróleo na parte sul do Bloco 15/06, até agora consideradas principalmente propensas a gás, criando assim novas possibilidades de acrescentar valor potencial ao bloco", refere a ENI em comunicado citado pela agência Lusa.
A ENI garante que vai começar a trabalhar "para avaliar a atualização da descoberta e iniciará os estudos para acelerar seu desenvolvimento" e assume que "Angola é um país chave na estratégia para o crescimento da ENI".
A empresa transalpina – operadora do bloco 15/06, com uma quota de 36,8421%, na mesma proporção da Sonangol, e integrando ainda a SSI Fifteen Limited (26,3158%) – produz 155.000 barris de petróleo por dia em território angolano.