Marcelo Rebelo de Sousa já felicitou António Vitorino pela sua eleição para diretor-geral da Organização Internacional para as Migrações (OIM) esta sexta-feira.
Numa nota divulgada pelo portal da Presidência da República, pode ler-se que o Presidente da República "falou com o doutor António Vitorino, que felicitou calorosamente pela sua eleição, por aclamação, para diretor-geral da OIM”, organização que está integrada na estrutura multilateral da ONU.
Além de Vitorino, que se torna o primeiro português a ocupar o cargo, Marcelo felicitou também o “Governo, nomeadamente o primeiro-ministro e o ministro dos Negócios Estrangeiros, e a diplomacia portuguesa”, afirmando ainda que esta eleição tem “uma grande importância para Portugal”.
Também o primeiro-ministro, António Costa, fez uma publicação no seu twitter oficial a parabenizar António Vitorino.
“Portugal continua a assumir as suas responsabilidades na gestão global das migrações com a eleição de António Vitorino para diretor-geral da OIM (Organização Internacional para as Migrações), que felicito calorosamente", escreveu Costa.
Recorde-se que a candidatura do português à liderança da Organização Internacional das Migrações foi formalizada pelo governo português em dezembro do ano passado.
Vitorino vai suceder no cargo o norte-americano William Lacy Swing.
#Portugal continua a assumir as suas responsabilidades na gestão global das #migrações, com a eleição de António Vitorino para Diretor Geral da OIM (Organização Internacional para as Migrações – @UNmigration), que felicito calorosamente.
— António Costa (@antoniocostapm) June 29, 2018