Marcelo pediu ao Conselho das Ordens para avaliar se Ronaldo pode manter condecorações nacionais

O Presidente da República está a avaliar o espaço na lei para saber se Cristiano Ronaldo pode – ou não – manter as condecorações nacionais que lhe foram atribuídas pelo Estado 

Marcelo Rebelo de Sousa pediu um parecer ao Conselho das Ordens no que diz respeito ao casa de Cristiano Ronaldo, uma vez que o presidente quer saber se o facto de o futebolista ter pago uma multa para substituir a pena suspensa de 23 meses a que foi condenado em Espanha lhe permite manter – ou não – as condecorações nacionais que recebeu, escreve o jornal Expresso.

Recorde-se que o internacional português foi condecorado por Anibal Cavaco Silva em 2015, com a Grã Cruz da Ordem do Infante D. Henrique e, já em 2016 por Marcelo Rebelo de Sousa com a Grã Cruz da Ordem de Mérito.

Segundo indica a Lei das Ordens Honoríficas Portuguesas, qualquer cidadão português que tenha sido condecorado, "perde automaticamente o título que lhe foi concedido se for condenado por sentença judicial transitada em julgado pela prática de crime doloso punida com pena de prisão superior a três anos", refere a mesma publicação.

No entanto, o Conselhos das Ordens deverá pedir a decisão judicial espanhola, admitiu fonte da Presidência da República ao Expresso.