A ofensiva de Israel contra a Faixa de Gaza, durante a madrugada desta sexta-feira, consistiu em 50 rondas de bombardeamentos por terra e por mar em 40 minutos, anunciou o exército israelita. Já as milícias palestinianas dispararam 50 foguetes contra Israel.
“Durante a noite, aproximadamente 160 aeronaves de 12 esquadrões atingiram mais de 150 alvos subterrâneos no norte da Faixa de Gaza”, lê-se num comunicado divulgado pelo exército de Israel.
“Paralelamente aos ataques da Força Aérea, infantaria, artilharia e tropas blindadas destacadas ao longo da fronteira desdobraram-se e dispararam centenas de projéteis de artilharia pesada e dezenas de projéteis de tanques em direção a alvos situados na Faixa de Gaza. Na sequência do ataque, que teve como objetivo provocar danos sérios nos túneis subterrâneos pertencentes ao Hamas e estrategicamente importantes [para o Hamas], muitos quilómetros da rede de túneis ficaram destruídos”.
Aquele que é considerado o surto de violência mais intenso entre Israel e Palestina dos últimos sete anos, dura já há quatro dias e, pelo menos, 103 pessoas morreram, incluindo crianças, desde segunda-feira até quinta-feira.
Ainda não há um número oficial de mortos e feridos resultantes da ofensiva da noite passada.