O ministro dos Negócios Estrangeiros disse, esta segunda-feira, que “só pode ser um erro” o facto de Espanha exigir um teste negativo à covid-19 a quem queira atravessar a fronteira terrestre vindo de Portugal.
Em declarações à agência Lusa, Augusto Santos Silva adiantou que já foram pedidos esclarecimentos às autoridades espanholas e que, caso a medida persista, Portugal terá de tomar “medidas de reciprocidade”. O governante considerou ainda que a resolução da autoridade de saúde espanhola “viola” as boas práticas que têm presidido na coordenação da gestão comum da fronteira terrestre.
“Pedimos esclarecimentos sobre esta questão às autoridades espanholas, aguardamos que sejam prestados o mais rapidamente possível, porque, se não, teríamos de adotar, da nossa parte, medidas de reciprocidade equivalentes, tendo em conta que a situação epidemiológica de Espanha é, desde logo, pior do que a vivida em Portugal”, disse o governante, citado pela agência noticiosa.
“Esperemos que se trate de um equívoco da DGS de Espanha, que esse erro, esse equívoco, seja corrigido rapidamente, sob pena de termos de tomar medidas de reciprocidade”, frisou.