Beatriz Gomes Dias, candidata do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Lisboa, revelou, através do Twitter, que apresentou uma queixa à Comissão Nacional de Eleições (CNE) devido ao debate entre Carlos Moedas e Fernando Medina, anunciado pela TVI.
“A TVI anunciou que os candidatos do PS e PSD a Lisboa aceitaram debater só os dois. Não só a lei não o permite em período eleitoral como os debates devem ser tão inclusivos quanto possível. Apresentamos queixa à CNE porque não prescindimos da democracia”, escreveu Beatriz Gomes Dias.
Sublinhe-se que em causa está o debate, que será transmitido a 7 de setembro, entre o cabeça de lista da coligação Novos Tempos à Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, e o atual presidente da autarquia e candidato do PS, Fernando Medina.
Também João Ferreira, candidato a Lisboa pela CDU, já tinha recorrido às redes sociais para criticar a estação de Queluz, por promover um “debate entre dois candidatos à Câmara de Lisboa, excluindo todos os outros”.
Para o comunista trata-se de “uma grosseira violação dos deveres de imparcialidade, além de outros princípios que a lei protege em período eleitoral”.
A TVI anunciou que os candidatos do PS e PSD a Lisboa aceitaram debater só os dois. Não só a lei não o permite em período eleitoral como os debates devem ser tão inclusivos quanto possível. Apresentamos queixa à CNE porque não prescindimos da democracia.
— Beatriz Gomes Dias (@BGomesDias) August 20, 2021