Mandado de detenção europeu de João Rendeiro está mal preenchido

O tribunal judicial de Lisboa já foi alertado pelo Sistema de Segurança Interna (SSI), que pediu que o documento seja reformulado para que possa ser executado pelas polícias

O mandado de detenção europeu emitido para a captura do ex-presidente do Banco Privado Português (BPP), João Rendeiro, está mal preenchido, avança, esta quarta-feira, a TVI.

Segundo a estação de Queluz de Baixo, o tribunal judicial de Lisboa já foi alertado pelo Sistema de Segurança Interna (SSI), que pediu que o documento seja reformulado para que possa ser executado pelas polícias, caso saibam do paradeiro do antigo banqueiro.

Recorde-se que na passada quarta-feira, a juíza responsável pelo processo em que João Rendeiro foi condenado a dez anos de prisão, em maio, mandou emitir mandados de captura internacional para a sua detenção.

O ex-banqueiro, recentemente condenado a mais três anos e seis de prisão, informou o tribunal que não iria comparecer à “audiência presencial” marcada para a passada sexta-feira, com o objetivo de lhe serem alteradas as medidas de coação.

Num texto publicado no blogue Arma Crítica, João Rendeiro defendeu que a sua fuga se tratava de um ato de “legítima defesa” e que se tinha tornado num “bode expiatório de uma vontade de punir os que, afinal, não foram punidos”.

Já esta quarta-feira, o Conselho Superior da Magistratura anunciou a abertura de um processo de averiguações para efeitos de apuramento de eventual responsabilidade disciplinar no âmbito da fuga de João Rendeiro.

{relacionados}