António Costa disse esta terça-feira que a economia portuguesa cresceu 4,6% em 2021, um valor inferior ao projetado anteriormente pelo Governo, que era de 4,8%. O secretário-geral do PS referiu estes números numa arruada em Coimbra, no âmbito da campanha eleitoral.
“Os portugueses sabem que tivemos de enfrentar uma pandemia [da covid-19] e estamos ainda a lutar contra essa pandemia. Apesar da pandemia, o país já cresceu no ano passado 4,6% e voltou a convergir com a União Europeia”, declarou o líder socialista.
Note-se que o Instituto Nacional de Estatística ainda não apurou os dados referentes ao quarto trimestre de 2021 e, consequentemente, a variação média anual ainda não existe.
Uma primeira estimativa com esses dados só será conhecida após as eleições legislativas, no dia 31 de janeiro, "conforme o calendário habitual" confirmou fonte oficial do INE ao Nascer do SOL, acrescentando que o gabinete de estatística "não antecipa resultados aos membros do Governo".
Em outubro, no âmbito da discussão do Orçamento do Estado para 2022, o Governo estimou que o crescimento económico em 2021 seria na ordem dos 4,8%.
António Costa destacou ainda que “todos os organismos internacionais que fazem previsões económicas estimam que o país vai crescer 5,8%” este ano.
Notícia atualizada pelas 15h40 desta quarta-feira, dia 26 de janeiro