A partir de março e até ao final de outubro – período conhecido como ‘verão IATA’ – a TAP vai ver reduzida para metade a sua capacidade no aeroporto Humberto Delgado. Esta é uma das exigências da TAP em troca da ajuda financeira.
Outra das exigências diz respeito à cedência de 18 faixas horárias (9 pares) a um concorrente até ao final de outubro. E, segundo a Comissão Europeia, o processo de seleção da empresa que vai ficar com os slots da companhia de aviação será feito por um auditor de monitorização: a consultora alemã Alcis Adviser.
Recorde-se que tanto a Ryanair como a easyJet conseguiram aumentar os seus slots em Lisboa a partir do final de março e o objetivo das empresas low-cost é reforçar essa posição no aeroporto de Lisboa.
No entanto, segundo a DG Comp, «neste concurso será dada a preferência aos candidatos que ofereçam maior capacidade de lugares nos aviões que utilizem os slots em causa e sirvam o maior número de destinos em voos diretos operados pela frota baseada em Lisboa». Mas em caso de empate, será dada preferência à proposta que obtenha a maior classificação por parte da TAP.