O Presidente ucraniano afirmou, esta segunda-feira, acreditar que Ucrânia terá “muito em breve” “dois Dias da Vitória”, referindo-se a à derrota da Alemanha nazi em 1945, que a Rússia comemora hoje com grande pompa e circunstância.
Vlodymyr Zelensky chamou “louco” a Vladimir Putin e comparou-o com Adolf Hitler.
“Só um louco pode repetir o que aconteceu na Segunda Guerra Mundial e todos os que repitam os crimes que ocorreram na época está a imitar a filosofia nazi”, disse, num discurso publicado, esta segunda-feira, a propósito do dia em que se assinalam os 77 anos do “Dia da Vitória contra a Alemanha Nazi”
Na Ucrânia “estamos a lutar por uma nova vitória”, no sentido de parar a invasão que a Rússia lançou contra o país no passado dia 24 de fevereiro, afirmou o chefe de Estado ucraniano.
O “caminho está a ser difícil”, admitiu Zelensky, mas há de conduzir ao “triunfo”, acrescentou, lembrando que o território ucraniano já viveu muitas guerras e nenhum inimigo conseguiu “ficar”, pois “não há nenhum invasor que possa governar o povo livre da Ucrânia”.
“Temos orgulho dos nossos antepassados, que como outros povos, no âmbito da aliança anti-hitleriana, venceram o nazismo. Não vamos deixar que ninguém venha anexar essa vitória e se venha a apropriar dela”, sublinhou.