Após a notícia da morte da gastrónoma Maria de Lourdes Modesto, o primeiro-ministro recorreu à rede social Twitter para reconhecer que a "cozinha portuguesa perdeu hoje uma das suas figuras mais populares e respeitadas".
“A cozinha portuguesa perdeu hoje uma das suas figuras mais populares e respeitadas. Dos simples amadores aos mais refinados “chefs”, todos aprenderam com Maria de Lourdes Modesto”, escreveu António Costa no Twitter, que dedicou uma série de publicações à 'diva da cozinha potuguesa'.
O chefe do Governo considerou o trabalho de Maria de Lourdes Modesto – a “recolha” das “receitas originárias de todo o país” – como a origem “daquela que é, justamente, a bíblia da cozinha tradicional portuguesa".
António Costa ainda deixou naquela rede social as suas "sentidas condolências" aos "familiares e amigos" da autora e apresentadora.
A cozinha portuguesa perdeu hoje uma das suas figuras mais populares e respeitadas. Dos simples amadores aos mais refinados “chefs”, todos aprenderam com Maria de Lourdes Modesto.
— António Costa (@antoniocostapm) July 19, 2022
Maria de Lourdes Modesto, a ‘diva da cozinha portuguesa’, como era aclamada, é autora de vários livros de culinária, como Cozinha Tradicional Portuguesa, Grande Enciclopédia da Cozinha e Receitas Escolhidas.
Na RTP, a antiga professora, nascida em Beja, apresentou durante 12 anos o programa Culinária, que esteve durante esse período no ar sempre com grande popularidade.
Segundo o jornal Público, Maria de Lurdes Modesto estaria internada há vários dias no hospital.
{relacionados}