As inquirições a testemunhas no processo BES prevista para esta semana foram canceladas pelo juiz que substituiu Ivo Rosa.
A decisão do magistrado acontece, segundo a SIC Notícias, devido aos requerimentos apresentados por um conjunto de cerca de 20 advogados que contestaram a troca de juízes e de a providência cautelar contra o afastamento do Ivo Rosa.
O novo juiz permitiu assim dar mais tempo ao Ministério Público (MP) para se pronunciar sobre as nulidades e irregularidades invocadas pelos advogados, afirmou o mesmo órgão de comunicação.
O caso BES/GES contava primeiramente com 30 arguidos – 23 pessoas e sete empresas -, no entanto agora restam 26 arguidos: 23 pessoas e três empresas.
Este caso – um dos maiores processos da história da justiça portuguesa – reúne no processo principal 242 inquéritos, que foram sendo apensados, e queixas de mais de 300 pessoas, singulares e coletivas, residentes em Portugal e no estrangeiro.
De acordo com o MP, cuja acusação contabilizou cerca de quatro mil páginas, a derrocada do Grupo Espírito Santo (GES), em 2014, terá causado prejuízos superiores a 11,8 mil milhões de euros.