O exército ucraniano admitiu esta quarta-feira que se retirou de Soledar, duas semanas depois de as forças russas terem anunciado a conquista da cidade.
"Após meses de duros combates, (…) as forças armadas ucranianas deixaram a cidade para recuar para posições preparadas", disse Sergei Cherevaty, porta-voz militar ucraniano da zona ocidental, à agência de notícias francesa AFP-
Contudo, Cherevaty não disse quando é que as forças ucranianas se retiraram daquela cidade, que, antes de a Rússia ter invadido o país, a 24 de fevereiro do ano passado, tinha cerca de 10 mil habitantes.
A 13 de janeiro a Rússia afirmou ter conquistado Soledar, mas, nesse mesmo dia, as autoridades ucranianas disseram que continuavam a resistir às forças russas.
Soledar é uma cidade mineira próxima de Bakmut, sendo que ambas integram a região de Donetsk, que a Rússia anexou no final de dezembro, juntamente com Lugansk, Kherson e Zaporijia.
Recorde-se que já em 2014 a Rússia disse ter integrado a península ucraniana da Crimeia no seu território, contudo, nem a Ucrânia nem a maioria da comunidade internacional reconhecem a soberania russa nestes cinco territórios.