Joaquim Pinto Moreira anunciou, esta segunda-feira, que irá pedir a suspensão de mandato de deputado quando o levantamento da imunidade parlamentar estiver concretizado.
"Oportunamente, publicitei também que se e quando esta ocasião chegasse, tiraria ilações políticas de maneira a preservar o meu partido e a sua liderança. Em conformidade, já comuniquei ao Presidente do PSD e do Grupo Parlamentar que após a efetivação do levantamento da imunidade parlamentar e a consequente constituição de arguido, suspenderei o meu mandato de deputado na Assembleia da República", anunciou o deputado do PSD, em comunicado.
O pedido de suspensão, justifica, não significa "qualquer admissão de culpa no processo respetivo", mas por sentir que não tem "o direito de perturbar o normal funcionamento do trabalho político" do seu partido "e dos seus mais altos responsáveis".
O pedido de levantamento da imunidade parlamentar do deputado do PSD Joaquim Pinto Moreira – alvo de buscas no âmbito da operação Vórtex – já deu entrada na Assembleia da República.