Foram recebidas quase 40 queixas de assédio sexual nas universidades nos últimos cinco anos

Sabe-se também que foram recebidas 78 queixas de assédio moral.

A ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, disse esta quinta-feira em plenário na Assembleia da República (AR) que um inquérito às instituições, aberto na sequência de denúncias de assédio, revelou 38 queixas de assédio sexual nos últimos cinco anos, quatro das quais resultaram em sanções. 

Segundo a ministra, que hoje está a ser ouvida num debate em plenário sobre a política setorial, na sequência destas 38 queixas, foram abertos 31 inquéritos, tendo quatro resultado em punições e estando os restantes em curso ou sido arquivados. 

Já em resposta a Rita Matias, Elvira Fortunato disse que não sabia que tipo de sanções foram aplicadas e que estas podiam ir desde suspensões a despedimentos. 

Além das denúncias por assédio sexual, foram recebidas 78 denúncias por assédio moral, na sequência das quais foram instaurados 52 processos disciplinares, cinco dos quais resultaram em sanções. 

Perante insistência da deputada Rita Matias, do Chega, sobre o mesmo tema, a ministra disse não saber precisar que tipo de sanções foram aplicadas, afirmando que podem ir desde suspensões a despedimentos.

Além das denúncias de assédio sexual, foram ainda recebidas 78 denúncias por assédio moral, tendo sido instaurados 52 processos disciplinares, dos quais resultaram cinco sanções disciplinares.