O nosso planeta perdeu, em 2022, uma área florestal tropical virgem semelhante ao tamanho da Holanda ou da Suíça, anunciou o World Resources Institute (WRI), esta terça-feira, resultado da agricultura e pecuária.
De acordo com uma análise do WRI, que teve por base dados recolhidos através de satélite, foram registados a destruição de mais de 4,1 milhões de hectares de florestas primárias tropicais, uma perda equivalente a um campo de futebol de árvores tropicais derrubadas ou queimadas a cada cinco segundos, em 2022, representando mais 10% de área destruída do que em 2021.
O relatório conta ainda que o país mais afetado é o Brasil, com uma área destruída que representa 43% das perdas globais, à frente da República Democrática do Congo (13%) e da Bolívia (9%), seguidos do Peru (3,9%), Colômbia (3,1%), Laos (2,3%), Camarões (1,9%), Papua Nova Guiné (1,8%) e Malásia (1,7%).
"Estamos a perder uma das nossas ferramentas mais eficazes para combater as mudanças climáticas, proteger a biodiversidade e apoiar a saúde e os meios de subsistência de milhões de pessoas", disse a diretora do GFW, Mikaela Weisse, em conferência de imprensa.