Jogos das provas europeias não serão realizados em Israel

UEFA tomou a decisão “após uma avaliação exaustiva da atual situação de segurança”.

Dada a situação da guerra em Israel e na Faixa de Gaza, a UEFA determinou, esta quarta-feira, que não será disputado, nesse território, qualquer jogo das provas europeias de futebol, até nova avaliação das condições de segurança.

A decisão do Comité Executivo da UEFA, foi divulgada, em comunicado, “após uma avaliação exaustiva da atual situação de segurança” no território israelita e que irá permanecer em vigor por tempo indeterminado.

O órgão que rege o futebol europeu solicitou à Federação de Futebol Israelita e aos clubes Maccabi Haifa e Maccabi Telavive que proponham locais e estádios alternativos fora do país, para a realização dos seus jogos em casa, enquanto a referida decisão estiver em vigo.

Além do mais, a UEFA anuncia ainda que o jogo Villarreal-Maccabi Haifa, da Liga Europa, marcado para 26 de outubro, no La Cerámica, foi adiado para 06 de dezembro, e o Maccabi Telavive-Zorya Luhansk, da Liga Conferência Europa, para 25 de novembro.

No que diz respeito à Youth League, o Maccabi Haifa anunciou a sua desistência da primeira ronda do denominado Caminho dos Campeões Nacionais, pelo que o Sparta Praga, da Republica Checa, está classificado para a segunda eliminatória.