O governo de Israel decidiu congelar os fundos entregues à Autoridade Palestiniana, na sequência dos ataques do Hamas, no dia 7 de outubro.
“Gostaria de informar que ordenei ao Ministério das Finanças que interrompesse a transferência de pagamentos este mês”, disse Bezalel Smotrich, ministro das Finanças de Israel numa carta enviada ao primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu.
“A Autoridade Palestiniana demonstrou, como temos denunciado durante anos, que se trata de uma organização que apoia o terrorismo”, disse ainda o governante, antes de indicar que “além da ligação destes fundos com a Faixa de Gaza e os seus residentes, estes fundos são utilizados para atividades contra o Estado de Israel e os seus cidadãos”, como a incursão de 07 de outubro.
“É inconcebível que, face a esta realidade, continuemos a transferir fundos como se nada tivesse acontecido”, disse Smotrich.
Recorde-se que as autoridades israelitas costumam recolher estes fundos em nome da Autoridade Palestiniana, que são transferidos mensalmente, após dedução dos custos de serviços como eletricidade e água.