O ministro dos Negócios Estrangeiros já está em Israel. João Gomes Cravinho vai reunir-se esta sexta-feira com os homólogos de Israel e da Palestina, num momento em que se vive “alguma esperança”, com o início da pausa humanitária e a libertação de reféns.
“O grande objetivo é dar continuidade aos contactos que tenho vindo a manter com os meus colegas de Israel, Palestina, e também Jordânia e Egito, desde o dia 7 de outubro”, disse o ministro à agência Lusa.
“Esta sexta-feira estamos perante uma situação de alguma esperança, temos uma trégua – esperamos -, temos o início – esperemos -, de troca, libertação de reféns”, acrescentou.
Esta sexta-feira, o ministro português e a homóloga eslovena reúnem-se com o chefe da diplomacia palestiniana, Riyad al-Maliki, e terão um encontro com o primeiro-ministro, Mohammad Shtayyeh, em Ramallah, na Cisjordânia, reúnem-se com o chefe da diplomacia palestiniana, Riyad al-Maliki, e terão um encontro com o primeiro-ministro, Mohammad Shtayyeh.
O dia de sábado será dedicado ao “diálogo sobre a situação atual e as perspetivas de paz na região com dois parceiros regionais de relevo – Jordânia e Egito”.