O Ministro das Finanças israelita, Bezalel Smotrich, defendeu, este domingo, o regresso dos colonos judeus à Faixa de Gaza após a guerra.
“Para ter segurança, precisamos de controlar o território e, para controlar o território militarmente a longo prazo, precisamos de uma presença civil”, afirmou Smotrich, numa entrevista à rádio militar, citada pela imprensa internacional, ao ser perguntado sobre a possibilidade de restabelecer os colonatos na Faixa de Gaza.
O governante disse ainda que Israel deveria “encorajar” os 2,4 milhões de palestinianos de Gaza a abandonar o território para outros países. “Se agirmos estrategicamente e encorajarmos a emigração, se houver 100 ou 200 mil árabes em Gaza e não 2 milhões, todo o discurso do pós-guerra será completamente diferente”, sustentou.
Na mesma linha de raciocínio, Smotrich disse que Isarel iria “ajudar a reabilitar estes refugiados noutros países de uma forma adequada e humana, com a cooperação da comunidade internacional e dos países árabes” em redor.