Bloco comprometido a negociar maioria de esquerda após as eleições

Mariana Mortágua elencou as áreas da habitação, saúde, educação, salários e clima como aquelas em que o partido vai exigir “medidas concretas” nessa eventual negociação

A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE) assumiu esta sexta-feira o compromisso de, após as legislativas de março, “negociar um acordo de maioria para um programa de Governo” de esquerda. Mariana Mortágua assinalou que este terá que ter medidas concretas para resolver problemas na saúde, educação, habitação ou salários.

Mariana Mortágua assumiu “toda a responsabilidade da clareza e de informar os eleitores sobre ao que vem” o partido nas próximas eleições. A líder do BE considerou que “Portugal precisa de soluções para os problemas que foram criados, que foram mantidos e que foram muitas vezes agravados pela maioria absoluta”.

“Apresentando o seu programa, o Bloco assume o compromisso da negociação de um acordo de maioria para um programa de Governo que faça aquilo que nunca foi feito”, anunciou em conferência de imprensa em Lisboa,

De acordo com a responsável bloquista, o voto no BE é a garantia que “Portugal vai ter uma maioria comprometida com um programa de esquerda e com medidas que solucionem os problemas que a maioria absoluta não soube resolver e que agravou”.

Mariana Mortágua elencou as áreas da habitação, saúde, educação, salários e clima como aquelas em que o partido vai exigir “medidas concretas” nessa eventual negociação.