Toyota Yaris GR explosivo!

O Toyota Yaris GR é a base do carro que tem dominado o Campeonato do Mundo de ralis. O modo como se agarra à estrada e o motor de 261 cv enchem as medidas a quem gosta de andar depressa e bem.

Desenvolvido em parceria com a Toyota Gazoo Racing World Rally Team, o Yaris GR incorpora os conhecimentos e experiência acumulados no mundial de ralis. A imagem exterior e o ambiente interior são vincadamente desportivos e inspiradores, a chapa entre os bancos dianteiros com a inscrição ‘Developed for World Rally Championship’ não engana ninguém, e é sabido a importância que uma imagem desportiva tem na compra de um automóvel. Por 49.590 euros consegue-se ter uma pequena ideia daquilo que o bicampeão do mundo Kalle Rovanpera sente ao volante do carro com que ganhou dois campeonatos do mundo. Dentro do segmento dos desportivos compactos não há muitos assim, e está em linha com modelos especiais como o Lancia Delta Integrale ou Mitsubishi Lancer EVO.

Está disponível apenas na versão de três portas (o Yaris normal tem cinco portas), é mais baixo (4,5 cm) e mais largo (6 cm) e diferencia-se pela imagem agressiva, com detalhes invulgares como o tejadilho em carbono, capot, portas e tampa da bagageira em alumínio, imponentes entradas de ar à frente para refrigerar o radiador e o intercooler do turbo e o difusor traseiro com duas ponteiras de escape.

Embora a competição esteja muito presente, este modelo de quatro lugares oferece algumas mordomias, caso dos bancos desportivos em couro e Alcântara, com excelente apoio lateral, ar condicionado automático bi-zona, sistema de infoentretenimento compatível com o Apple Carplay e Android, cruise control adaptativo, comandos multimédia no volante e sensores de luz e chuva. Menos agradável é a qualidade de alguns plásticos do interior, já vimos melhor na marca japonesa.

Um aspeto marcante é o “poder de fogo” do pequeno motor de três cilindros turbo. Acima das 2.500 rpm é explosivo, abaixo desse regime tem um fôlego impressionante, que permite andar às 1.000 rpm, em 6.ª velocidade, sem se engasgar, e logo que se pisa o acelerador a fundo a resposta é rápida e ganha vivacidade.

A combinação motor/caixa permite coisas invulgares como andar depressa em 6.ª velocidade e ter a sensação de que o motor pedia mais mudanças. As performances são dignas de um desportivo: velocidade máxima de 230 km/h e 0 a 100 km/h em apenas 5,5 segundos, o consumo anunciado é de 8,9 l/100 km, naturalmente que numa condução rápida o consumo sobe para 11 litros.

A direção é muito direta e precisa e o feeling da condução é perfeito. Contudo, apesar das múltiplas regulações, a posição de condução é elevada, não é isso que se deseja num desportivo. Os pedais em alumínio estão nivelados, mas não é fácil fazer o ponta-tacão porque o acelerador e travão estão um pouco afastados. A caixa de seis velocidades com relações curtas é um mimo, dá gosto trocar de mudanças, sobretudo quando andamos depressa em zonas sinuosos. 

Quando passamos para a estrada, o Yaris GR confirma as melhores expetativas. Qualquer condutor fica impressionado com o potencial do carro. Os mais experientes podem explorá-lo ao máximo, pondo à prova o equilíbrio do chassis e a eficácia das quatro rodas motrizes, facilmente chegamos à conclusão de que é brilhante quando se anda no limite.

A eficácia e segurança em curvas longas e de muito apoio e nas zonas encadeadas devem-se à magnifica tração integral GR-FOUR – o sistema deriva da transmissão que está no Yaris de ralis – que equilibra a potência entre os eixos dianteiros e traseiros e garante excelente motricidade. Em condições normais, a repartição de potência é de 60/40 o que torna o carro bastante neutro. Para se compreender o potencial do Yaris GR devemos selecionar o modo Track, com uma repartição de 50/50, que deixa o carro com reações mais vivas e pede uma condução apurada, ou o modo Sport, com uma repartição 30/70, nessa configuração há uma tendência para a traseira escorregar, que torna a condução bastante divertida, qualquer condutor experiente controla facilmente o efeito sobrevirador com o volante e acelerador. Nos modos Track e Sport a sonoridade artificialmente ampliada aumenta a sensação de estarmos num verdadeiro desportivo.

Num andamento vivo ficámos surpreendidos com facilidade com que o carro passa pelo mau piso. Por mais do que uma vez ficámos com a sensação de que só era possível curvar tão depressa porque contávamos com uma suspensão firme e extremamente eficaz. Este Yaris GR tem tudo, uma estabilidade brutal a que se junta uma travagem ultra eficaz.

De notar que este modelo está equipado com as mais recentes tecnologias Toyota Safety Sense, incluindo Sistema Pré-Colisão com assistência na direção, que antecipa potenciais perigos e ajuda a evitar e mitigar os feitos de uma colisão.


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