Estão a decorrer “negociações sérias” entre Israel e o Hamas para tréguas, diz Qatar

Ainda assim, Qatar assume que existem “vários obstáculos”.

O Qatar confirmou, esta terça-feira, estarem a decorrer “negociações sérias” entre Israel e o Hamas, com vista a uma trégua na Faixa de Gaza. 

“Não posso dar pormenores agora, mas estamos envolvidos em negociações sérias entre as duas partes, o que nos deixa otimistas”, disse o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Qatar, Majed Al Ansari, numa conferência de imprensa, lamentando que “existam vários obstáculos que afetam as negociações”. 

Entre esses “obstáculos”, encontra-se a “rejeição” do governo israelita à criação de um Estado palestiniano independente e os apelos à “deslocação dos habitantes de Gaza” para fora do enclave. 

Além disso, disse ainda o responsável qatari, há uma “falta de confiança” entre Israel e o Hamas, na sequência do assassinato do número dois do gabinete político do movimento, Saleh al Arouri.  

Como consequência, os contactos com a direção do grupo palestiniano em Gaza “foram interrompidos durante algum tempo”. 

Apesar das dificuldades, o porta-voz indicou que os esforços de mediação “não vão parar seja qual for a situação no terreno” para chegar a uma trégua e mostrou-se “otimista” quanto ao sucesso dos contactos. 

“O lado israelita tem de compreender que a continuação da guerra só conduz a mais perdas”, rematou.