O presidente do Conselho Económico e Social, Francisco Assis, é o cabeça de lista no Porto pelo PS nas próximas eleições legislativas, como tal decidiu renunciar ao cargo CES, tendo comunicado a intenção ao presidente da Assembleia da República.
A decisão de Francisco Assis terá efeitos “a partir de 08 de fevereiro de 2024, em virtude de integrar a lista de candidatos à Assembleia da República do PS”, segundo uma nota do CES, a que agencia Lusa teve acesso.
“Não sendo possível proceder de imediato à eleição de um/a novo/a presidente devido à dissolução da Assembleia da República, o Conselho Coordenador e o Plenário do CES reunirão nos dias 29 de janeiro e 7 de fevereiro, respetivamente, procedendo à designação de um/a Presidente interino/a”, lê-se no mesmo documento.
A escolha para a presidência interina deverá recair na socióloga Sara Falcão Casaca, atual vice-presidente do CES, segundo o Público, que adianta também que a passagem de testemunho deverá ocorrer já na próxima segunda-feira.