Aeroporto – bomba-relógio para António Costa e Pedro Nuno Santos

Depois das eleições Montenegro estará habilitado a intervir e António Costa mais Pedro Nuno têm a bomba nos braços. Qual bomba?

O Relatório da Comissão Técnica Independente é bomba-relógio que vai explodir em poucas semanas. Luís Montenegro teve razão ao escolher gente competente para o informar e em não se pronunciar no Programa Eleitoral da AD sobre o Aeroporto no Campo de Tiro da Força Aérea (CTA). António Costa e Pedro Nuno comprometeram-se com o Relatório Preliminar, qual decisão de Comissão Arbitral. O programa do PS propõe decisão rápida e possível conflito com a Concessionária. Em síntese, depois das eleições Montenegro estará habilitado a intervir e António Costa mais Pedro Nuno têm a bomba nos braços. Qual bomba?

I. O Governo mandata a Comissão para escolher entre Portela + 1 e Novo Aeroporto e a localização deste. A CTI não integra da realidade do transporte aéreo nem ausculta as companhias aéreas utilizadoras o NAL. A ignorância dos convencidos que sabem não é desmontada e o desastre é fatal.

A CTI transforma o aeroporto da Resolução de Conselho de Ministros em ‘aeroporto hub’ na escala dos grandes major hubs da Europa (Francoforte, Schipol, etc.). Empola grosseiramente projeções de passageiros para 2050, já aqui esmiuçadas. O CTA ser major hub exige que o atual ‘hub de nicho e mais pequeno’ da TAP (classificação internacional), seja oito vezes mais importante, uma impossibilidade. Não há problema, o CTA é atrativo ao ponto de companhia estrangeira vir a aí operar um segundo hub, pelo menos sete vezes mais importantes do da TAP. No mundo do transporte aéreo não se vislumbra este cenário

II. No Podcast, Daniel Oliveira interroga «Portugal terá condições pela sua localização para ser porta de entrada das Américas para a Europa?». Esta porta não existe por haver várias portas, como os secondary e major hubs. É megalomania excessiva pensar que Charles de Gaulle, Schipol e outros hubs sejam reduzidos ao ‘aeroporto hub’ do CTA. A Presidente declara: «Toda a análise económica que fizemos está fortemente apoiada neste pressuposto». Como pode esta análise económica justificar o investimento no CTA?

III. A presidente encontra raízes para esta ‘porta’ na história, sem as explicitar. Azar, há de facto precedente. A abertura do Canal do Panamá em 1914 leva o Relatório de 2015 da modesta Repartição de Turismo ao delírio: «Caes da Europa, da África, da América e do Oriente, é este famoso porto de Lisboa, que os poetas cantaram e que é o nosso orgulho, a nossa esperança e a nossa força, sel-o-ha do mundo, com o córte do istmo do centro-americana». 

IV. A insustentável leveza da Comissão não considera custo e dificuldade de transferir cerca de 21.000 postos de trabalho para o descampado de Samora Correia. Não prevê Planeamento Urbano que evite as ‘pressões urbanísticas’ denunciadas por Gonçalo Byrne. Ignora a dificuldade da crucial ligação ferroviária CTA/Gare do Oriente.

V. A bomba-relógio rebenta quando um técnico sério elaborar o modelo económico e financeiro do CTA que nenhum promotor e financiador aceitará. «O Relatório é para o lixo» disse eu a 6 de dezembro.

Portugal e portugueses terão o aeroporto Humberto Delgado com tráfego estrangulado durante mais n anos. Com grave prejuízo comercial e de reputação para o país, a Cidade e a Economia, em especial a do turismo.

E será preciso estudar um Novo Aeroporto de Lisboa realista. 

Nota – Sou militante do PS pelo que atempadamente informei a quem de dever sobre a bomba.