Augusto Santos Silva reafirmou, este sábado, que Portugal continuará a apoiar a apoiar a Ucrânia, na sequência da guerra, no dia em que se assinala os dois anos da invasão russa.
“Reafirmo o apoio de Portugal à luta da Ucrânia pela sua Liberdade e Independência e pela contínua defesa dos povos e valores europeus”, começa por dizer, num vídeo publicado nas redes sociais, o Presidente da Assembleia da República, acrescentando que “desde a primeira hora Portugal está a favor da Ucrânia, condenando uma violação grosseira do direito internacional e da arquitetura de segurança europeia cometida pelo regime de Vladimir Putin”.
Portugal “tem apoiado a Ucrânia no plano humanitário, no plano financeiro e económico, no plano militar e também no processo da sua adesão à União Europeia e assim continuará”.
“Apoiamos a luta do povo ucraniano e do seu exército em favor da sua liberdade, da sua independência e da sua integridade territorial. A Ucrânia luta pela sua independência e luta também pela liberdade de todos nós, os europeus”, concluiu.