Depois de contados todos os votos nos círculos de emigração, na noite desta quarta-feira, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, indigitou o líder da Aliança Democrática (AD), Luís Montenegro, a formar Governo.
A indigitação aconteceu logo após a divulgação dos resultados dos votos dos círculos de emigração, para as legislativas, onde o Chega elegeu mais dois deputados, o Partido Socialista (PS) mais um e a AD outro.
O líder do Partido Social-Democrata (PSD) regressou, esta noite, a Belém, depois de ter estado reunido com o chefe de Estado durante a tarde de quarta-feira.
Numa nota, divulgada pela Presidência, lê-se que o Presidente da República: “decidiu indigitar o Dr. Luís Montenegro como Primeiro-Ministro, apresentando oportunamente ao Presidente da República a orgânica e composição do XXIV Governo Constitucional”.
Estando publicados os resultados oficiais das eleições, a Assembleia da República irá reunir-se, com a sua nova composição, o novo Governo será nomeado e apresentará o seu programa no parlamento depois de tomar posse.