PSD e PS acordam rotatividade da presidência da Assembleia da República

Brilhante Dias diz que se trata apenas de um “compromisso institucional”.

Os sociais-democratas e os socialistas terão chegado a acordo para acabar com impasse da eleição do próximo presidente da Assembleia da República.

Os dois partidos, com o mesmo número de deputados no Parlamento, terão estabelecido um entendimento de dividir a presidência da Assembleia da República, que funcionará de modo rotativo, cabendo os dois primeiros anos da legislatura a José Pedro Aguiar-Branco, indicado pelo PSD, e os dois anos seguintes a um nome proposto pelo PS.

Este acordo terá sido o resultado da conversa entre Pedro Nuno Santos e Luís Montenegro e, apesar de se tratar de uma solução inédita em Portugal, a rotatividade da presidência encontra inspiração no Conselho Europeu, assumida a cada seis meses por um estado-membro diferente.

Em declarações aos jornalistas, o ainda líder parlamentar do PS, Eurico Brilhante Dias, fez questão de sublinhar que esta solução se trata apenas de um “compromisso institucional”, cujo objetivo é desbloquear a eleição da presidência da Assembleia da República.