Na véspera de uma reunião tripartida, no passado domingo, no Cairo, com o Egito e o Qatar, o Hamas indicou que não existem “problemas de maior”, na proposta egípcia de trégua com Israel.
Um responsável do movimento palestiniano referiu, em declarações à agência de notícias, France-Presse (AFP), que: “A atmosfera é positiva, salvo novos obstáculos colocados por Israel”.
“Não foram levantados problemas de maior nas observações e exigências que o Hamas irá apresentar relativamente ao conteúdo da proposta egípcia”, explicou o responsável do Hamas sob condição de anonimato.
Esta segunda-feira, o movimento palestiniano irá enviar uma delegação ao Egito, para responder à recente contraproposta israelita, de um cessar-fogo em Gaza e de libertação dos reféns.
De acordo com um alto funcionário do Hamas, citado pela AFP, a delegação, liderada por Khalil al-Hayya, membro do braço político do Hamas para Gaza, e que tem estado presente nas negociações, “encontrar-se-á com o diretor e responsáveis do serviço de inteligência egípcio para discutir e apresentar a resposta do movimento”.
O Hamas apontou que, no passado sábado, recebeu a proposta feita por Israel no âmbito da mediação do Qatar e do Egito.
A delegação que ser desloca a Cairo, deverá também “discutir uma “nova proposta egípcia”.